sábado, 15 de setembro de 2012

Transtornos Alimentares

       Transtorno alimentar é mais comum do que podemos imaginar. Os Transtornos Alimentares são definidos como desvios do comportamento alimentar que podem levar ao emagrecimento extremo ou à obesidade, entre outros problemas físicos e incapacidades.
      No mundo de hoje, nos deparamos com pessoas que escondem problemas relacionados com a alimentação, como obesidade, dietas mal sucedidas, as tais “dietas milagrosas”, anorexia, bulimia, vigorexia... Até que ponto o ser humano é influenciado pelo grupo que convive? Pela mídia? Pela sociedade? A fissura de ter um corpo “perfeito” como as de modelo de passarela?
      Obesidade: É um distúrbio caraterizado pelo excesso de peso no indivíduo, adquire um peso muito acima do previsto para a sua altura, idade e sexo e desenvolve, a partir daí, outras complicações na sua saúde física e mental.


         Anorexia: É a pessoa que não se alimenta. O comportamento persistente que uma pessoa apresenta em manter seu peso corporal abaixo dos níveis esperados para sua estatura, juntamente a uma percepção distorcida quanto ao seu próprio corpo, que leva o paciente a ver-se como "gordo". E a bulimia é uma doença na qual a pessoa exagera na ingestão de alimentos ou tem episódios regulares em que come em excesso e sente perda de controle. O paciente anoréxico e bulímico costumam usar meios para emagrecer. Além da dieta é capaz de submeter-se a exercícios físicos intensos, induzir o vômito, jejuar, tomar diuréticos e usar laxantes.


          Vigorexia: É um distúrbio no qual a percepção que o indivíduo tem sobre si mesmo é distorcida. As pessoas que sofrem desse mal nunca estão satisfeitas com a sua aparência física, por isso, praticam atividades físicas em excesso. O consumo exagerado de proteínas e carboidratos, combinados com um baixo consumo de gordura, podem trazer danos para a saúde.


          Citamos apenas os mais conhecidos dos Transtornos Alimentares e que são também os mais comuns no nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário